sexta-feira, 5 de março de 2010

Ceticismo ou capitalismo?

Desde o século passado, principalmente na segunda metade, cientistas têm se preocupado e estudado o aquecimento global. Os níveis de carbono na atmosfera e a temperatura têm sido acompanhados. No entanto, também há cientistas que defendem a idéia de que o aquecimento global seja apenas conseqüência do ciclo da Terra. Eles dizem que da mesma forma que houve grandes glaciações e aquecimentos na história do Planeta, o clima está alterando agora. Bom, cabe a cada um se posicionar. É claro que esses ciclos realmente ocorrem, o que deve ser analisado é a intensidade com a qual essas alterações climáticas acontecem.
Essa semana, foi confirmado o auxílio financeiro que um dos mais renomados cientistas céticos quanto ao aquecimento global, Patrick Michaels, tem recebido de grandes indústrias poluidoras, como carvão e óleo. Estima-se que ele tenha recebido centenas de milhares de dólares para negar o fato de que as agressões ao meio ambiente contribuem para a aceleração (e aumento) do aquecimento global. É mais do que um incentivo para que ele continue sendo “do contra”.
Um estudo realizado pelas Nações Unidas, publicado no “The Guardian” revela que o valor estimado dos danos causados ao meio ambiente pelas grandes indústrias poluidoras seja da ordem de $2,2 trilhões anuais. Se isso fosse contabilizado por essas empresas, esse valor corresponderia a um terço dos seus lucros. É mais vantagem deixá-los fora da contabilidade, certo?
Mas o mais importante é que, independente da sua opinião sobre o aquecimento global, você deve sim se preocupar com o meio ambiente. Afinal de contas, é muito mais agradável admirar belas paisagens do que ter um Tietê cortando sua cidade.

4 comentários:

  1. Rômulo Siqueira Santos5 de março de 2010 às 15:44

    Eu sempre pensei algo parecido, mas sou da opinião que, independente do aquecimento ser natural ou não, a ação humana tem acelerado bastante o processo. E já existem muitos estudos que dizem que cuidar do meio-ambiente é mais econômico que deixar ele de lado... Acho esse tópico muito importante! Estamos todos literalmente sentindo isso na pele...

    ResponderExcluir
  2. É interessante colocar de frente as 2 opiniões antagônicas. Existem 2 filmes que tratam do mesmo assunto mas que são totalmente contrários, um é o famoso "Uma verdade inconveniente" do igualmente famoso presidenciável Al Gore; o outro chama-se "A grande farsa do aquecimento global". Independentemente de que lado estamos, é interessante ver os argumentos que são utilizados pelos 2 lados, é um verdadeiro exercício.

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim, concordo com as opiniões antagônicas. Um dos meus próximos tópicos seria falar sobre esses filmes! Aguarde!

    ResponderExcluir
  4. adorei o blog é um assunto que incomoda, que está em voga e q infelizmente não temos fontes que nos auxiliem a formalizar opinião. assim é legal, pois estou pesquisando o que vc fala pra pensar um pouco mais.

    ResponderExcluir