O que é sustentabilidade? De acordo com a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, o desenvolvimento é sustentável quando “satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades”. Bom, o que isso significa? Significa que podemos fazer as mesmas coisas que fazemos hoje, continuar evoluindo, continuar comendo e tomando refrigerante em garrafas plásticas. Não precisamos regredir, mas precisamos pensar nas consequências dos nossos atos. Cada ação individual tem um resultado global, positivo ou negativo. Por isso é necessário refletir.
Uma mudança de hábitos é fundamental. Nos últimos séculos, principalmente no século XX, o homem vem evoluindo enxergando o planeta Terra externamente, como se não fizesse parte dele. Apenas extraindo o que era necessário e usufruindo o que ele fornecia. Essa forma de pensar e agir leva em consideração apenas as necessidades humanas. No entanto, o homem faz parte do Planeta. Não é um agente externo. Estamos vendo as consequências dessa forma de pensar diariamente nos noticiários.
Mas então, o que fazer? Existem várias atitudes que cada um de nós pode tomar para tentarmos resolver o problema. Reciclar, reduzir o tempo do banho, reduzir a temperatura do banho, andar mais a pé, usar transporte coletivo, dar carona para os colegas de trabalho, comprar de empresas que agem sustentavelmente, economizar água e energia, trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, manter limpos os filtros do ar condicionado, plantar árvores, usar combustíveis limpos, comer menos carne, tirar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. Essas e várias outras ações podem contribuir para revertermos a situação atual da Terra. Se eu faço tudo isso? Não! Mas se cada um de nós tomar pelo menos algumas dessas atitudes, JUNTOS estaremos fazendo isso tudo!
Positivo e operante !!!
ResponderExcluirMeu amigo Germano, muito legal isso aqui. Meus parabéns. Lá vai a contribuição.
ResponderExcluirGandhi, na sua simplicidade pacifica e filosofia superior nos alertava sobre a única forma real de realizar modificações profundas ao nosso redor: "Você deve ser a mudança que você quer para o mundo". Portanto sugiro aqui mais algumas medidas simples, mas eficientes:
Use com zelo a água. Antes do mundo superaquecer, é provável que fiquemos sem água potável. Então:
1. dê menos descargas, quando for o número 1, por exemplo, deixe lá e dê descargas de 2 em duas vezes que for urinar. Ainda melhor, urine no banho.
2. se tiver a oportunidade de construir sua própria casa, informe-se sobre formas sustentáveis de se contruir: aproveitadores de água da chuva, tanques de armazenamento e reutilização das águas da pia e chuveiro para o vaso sanitário. Tanques de armazemamento e reutilização das águas da máquina de lavar roupas para o uso na limpeza do chão.
3. procure não despejar tudo no ralo, como substâncias oleosas ou matéria orgânica: a descontaminação da água torna-se mais dificil ainda.
Feliz mundo para vocês.
Daniel Bonoto
Olá Sr. Gê!
ResponderExcluirGostei muito do seu blog e acrescentarei uma sugestão que nós aqui de casa fazemos: vamos separar o lixo! Isso é importantíssimo!
Abraços!
Mari.
Ei! Q legal. Nao sabia q vc tbm apoia um mundo "verde". ^^
ResponderExcluirDepois adiciona meu blog em "seguir"
Ja estou seguindo o teu!
Depois da uma olhada nos blogs q eu sigo tbm, todos têm a ver com isso tuudo!
bjaum, se cuida!